COMO a resiliência da comunidade é aplicada pela CRP (Projeto de Resiliência Comunitária) do LACRO (Escritórios Regionais da América Latina e Caribe)?

  • A PRC LACRO utiliza a Estrutura de Vidas Resilientes para fornecer uma compreensão conceitual fundamentada e uma aplicação prática sobre a resiliência comunitária em comunidades participantes do Programa de Desenvolvimento de Área (PDA).
  • A PRC LACRO acredita que a construção da resiliência só acontece quando o risco é reduzido, e a proteção tanto das vidas quanto dos meios de sustento é fortalecida entre os membros da comunidade e entre as crianças.
  • Assim sendo, o projeto trabalha em conjunto com as comunidades para avaliar a redução do estado de risco através de 7 capitais das vidas resilientes / os meios de vida sustentável e de 5 temas da Estrutura de Ações Hyogo (HFA), juntamente com as áreas temáticas transversais.
  • Os capitais dos meios de vida sustentável valorizados são: humano-cultural, sócio-política, ambiental-saúde, econômico-financeiro, físico-estrutural, tecnológico-científico e espiritual.  Os temas da Estrutura de Ações Hyogo são: Priorização para a Redução de Riscos de Desastres (RRD); Avaliação, Monitoramento e Alerta de Riscos; Conhecimento e Educação; Fatores de Risco Fundamentais; e Estado de Preparação e Resposta.  As questões transversais do HFA discutidas são: participação, gênero, apoio voluntário e diversidade cultural.

Análise do Ponto Crítico.

Utilizando a análise da árvore do problema, as comunidades participantes consideram 7 vidas resilientes/meios de vida sustentáveis e 5 áreas temáticas de HFA (juntamente com as áreas temáticas transversais), para identificar a causa raiz primária das vulnerabilidades e perigos dentro da comunidade que levam a pontos críticos negativos.

Inversamente, a comunidade identifica os pontos críticos positivos que irão permitir a eles aumentar suas habilidades para transformar de maneira mais efetiva suas comunidades para um estado de resiliência.

A Análise do Ponto Crítico usa uma abordagem em multicamadas para tratar da redução de riscos, construção de uma base de ativos, e fatores de proteção.
Os pontos críticos positivos e negativos devem ser determinados pelos raios representando as vidas resilientes/meios de vida sustentáveis e pelos raios que representam as áreas temáticas de HFA na roda da resiliência.  Ao adotar essa ferramenta, comunidades podem minimizar suas vulnerabilidades e sua exposição aos perigos, enquanto maximizam sua resiliência –estarão ajudando a assegurar que um ambiente mais favorável para um desenvolvimento sustentável seja alcançado.