Existem três tipos de resiliência sócio-política: nas ciências sociais, na antropologia e na sociologia.

Resiliência nas Ciências Sociais

É a capacidade de uma pessoa de viver bem e se desenvolver positivamente, além das dificuldades das condições da sua vida. A pessoa deve sair mais forte e transformado pelas experiências ruins, cada vez mais fortes, com uma atitude positiva. Existem três formas de resiliência nas Ciências Sociais: da Antropologia, da Sociologia e da Psicologia.

Resiliência na Sociologia

Es un desarrollo social de una persona y su adaptación en un cierto ambiente. Es resistir, superar y verse transformado por una situación de riesgo. Se puede desarrollar la capacidad de ser resiliente mediante la formación de una persona socialmente competente que tenga la capacidad de tener una identidad propia y útil. Puede adaptarse y desarrollar una resiliencia a las costumbres, lenguaje y forma de vida del país de visita.

É o desenvolvimento social e a adaptação de uma pessoa no seu ambiente. É resistir, superar e se transformar pela situação de risco. A capacidade de resiliência pode ser desenvolvida pela formação de uma pessoa socialmente competente que tivesse a capacidade de ter uma identidade própria e útil. Pode se adaptar e desenvolver a resiliência os costumes, o linguajem e o jeito de vida do país que visita.

Resiliência na Antropologia

Se puede presentar la resiliencia con el ejemplo de la evolución del ser humano. Al pasar el tiempo, desde el australopitecos a los homo-sapiens, ha hecho ajustes a sus métodos sociales, de caza, organización y mental.

A resiliência pode se apresentar com o exemplo da evolução humana. No passar do tempo, desde os australopitecos até os homo sapiens, tem feito adaptações nos seus métodos sociais de caça, organização e mental.